Como fazer seu dinheiro render mais?

Todo mundo gostaria de ver seu dinheiro crescer. Como melhorar o desempenho dos investimentos e ganhar mais dinheiro? 

Como fazer o dinheiro trabalhar para você?

Fazer bons investimentos aumentam a chance de um futuro próspero, repleto de realizações. Infelizmente poucas pessoas conseguem reservar dinheiro para investimentos e ainda assim, quando fazem, correm o risco de investir errado.

Um dos segredos para atingir a liberdade financeira é poupar parte dos rendimentos, gastar melhor e investir adequadamente. Investir melhor significa, dentre outras coisas, melhorar a rentabilidade dos investimentos e evitar armadilhas do mercado financeiro.

Historicamente os brasileiros não têm o hábito de investir, porém isso está mudando. O número de investidores aumentou consideravelmente nos últimos anos, passando de cerca de 564 mil no final de 2016 para mais de 5,8 milhões de investidores em 2022, um aumento de 10 vezes nestes últimos 6 anos.

Em vários países, como nos Estados Unidos, é comum ver crianças ganharem ações de empresas no nascimento ou como presente de aniversário. Assim, desde cedo essas crianças começam a entender o valor do dinheiro no tempo e a se interessarem por investimentos.

Mobirise Website Builder

O próprio Warren Buffett fez sua primeira visita à Bolsa de Nova York (NYSE) aos 10 anos, tendo comprado suas primeiras ações aos 11 anos com o dinheiro do seu trabalho.

Ainda criança Buffett ganhava dinheiro como entregador de jornais e com a venda de doces na vizinhança e também em função da remuneração que recebia dos pais ao ajudar com as atividades em casa

Não é à toa que Buffett se tornou o maior e mais bem sucedido investidor do mundo.

Outro investidor que muito cedo entendeu o valor do dinheiro no tempo foi Charlie Munger, que compartilha da mesma visão de investimentos de Warren Buffet e atualmente é o vice presidente da Berkshire Hathaway, uma holding de investimentos presidida por Warren Buffett.

Embora Warren Buffett tenha começado a investir cedo em sua vida, é importante destacar que nunca é tarde demais para começar a investir e construir riqueza. 

Lembre-se de que o sucesso nos investimentos não está relacionado apenas à idade com a qual você começa, mas à consistência, educação financeira e persistência ao longo do tempo. Então para as pessoas que estão começando a investir agora, algumas recomendações são importantes. Elas estão resumidas em sete passos que vão ajudar a ter mais sucesso financeiro.

Os 7 passos para ter mais sucesso financeiro

Como foi dito anteriormente, para investir melhor é preciso ter alguns conceitos básicos de educação financeira, fugir de erros que são comuns em investidores iniciantes e adotar estratégias de investimento que sejam adequadas ao perfil do investidor.

O desempenho dos investimentos depende geralmente de uma combinação de fatores que combinados podem produzir milionários no longo prazo. Então aqui estão os sete passos:

  1. Definir objetivos e prazos - O primeiro passo para fazer um investimento melhor é definir objetivos e prazos. Sem isto é difícil estabelecer metas e estratégias adequadas. Isso ajuda inclusive a entender qual tipo de investimento vai gerar um retorno adequado para o objetivo que você estabeleceu.  
  2. Começar cedo - É conhecido no mercado financeiro que o dinheiro se multiplica sob o efeito dos juros compostos. Quanto antes começarmos a investir maiores chances teremos de ver a valorização do nosso dinheiro no tempo, em escala exponencial. Esse é o "efeito bola de neve” que no longo prazo é capaz de produzir grandes riquezas aos investidores.
  3. Fazer o dinheiro trabalhar para você - A maioria das pessoas vive correndo atrás do dinheiro, dobrando turno ou fazendo horas extras para ganhar um pouco mais e ter uma vida confortável. O segredo da liberdade financeira é poder viver de rendimentos dos investimentos, sem precisar necessariamente trabalhar. Algumas modalidades de investimento geram renda passiva na forma de juros ou dividendos e isso permite ao investidor complementar renda ou se aposentar com esse rendimento.
  4. Não investir errado - Muitos investidores, com conhecimento limitado ou influenciados por vieses do comportamento, frequentemente tomam decisões equivocadas no mercado financeiro. A falta de controle emocional e o desconhecimento das modalidades de investimento são capazes de gerar grandes perdas para estes investidores.
  5. Adequação ao perfil - A adequação ao perfil do investidor é um dos principais pontos a serem analisados na hora de investir. Alguns investidores são mais sensíveis ao risco enquanto outros optam por investimentos mais arriscados. Da mesma forma, alguns investidores preferem o longo prazo enquanto outros optam por operações de curto prazo. Investir em uma modalidade que você não se sente confortável pode ser um grande risco para o sucesso dos investimentos.
  6. Gestão do risco - Investir bem vai muito além de evitar maus negócios e escolher um ativo que gere rendimentos. Investir adequadamente envolve conhecer seu perfil e tolerância ao risco, diversificar investimentos e escolher estratégias adequadas para cada um dos seus objetivos. Essa pode ser a diferença entre ganhar dinheiro e ganhar muito dinheiro.
  7. Adotar uma estratégia - Investir bem vai muito além de evitar maus negócios e escolher um ativo que gere rendimentos. Investir adequadamente envolve conhecer seu perfil e tolerância ao risco, diversificar investimentos e escolher estratégias adequadas para cada um dos seus objetivos. Essa pode ser a diferença entre ganhar dinheiro e ganhar muito dinheiro! 

As estratégias que vão te deixar mais rico

Uma vez definidos os objetivos e prazos, o próximo passo é traçar estratégias adequadas ao perfil do investidor e à sua tolerância ao risco.

No longo prazo as estratégias mais utilizadas são do investimento em valor (Value Investing), investimento em crescimento (Growth Investing) e investimento em dividendos (Dividend Investing), cada estratégia com um objetivo diferente. Há ainda uma quarta estratégia que mescla duas estratégias anteriores, que é o investimento em crescimento até determinado valor (GARP).

Cada uma destas estratégias é mais indicada para um tipo de investidor, perfil, objetivo e tolerância ao risco. São estratégias que fizeram vários bilionários no mundo!

Mobirise Website Builder

Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, ficou bilionário adotando por muitos a estratégia do Value Investing. O patrimônio de Buffett atualmente é avaliado em mais de U$ 120 bilhões.

Luis Barsi, o maior investidor brasileiro, também ficou bilionário adotando um mix de estratégias envolvendo o recebimento de dividendos. Em 2022, Barsi recebeu mais de R$ 1,1 milhão ao dia em dividendos com seus investimentos.

O Growth Investing, outra estratégia de investimentos com o foco em Small Caps é capaz de gerar ganhos exponenciais em diversas ações. As small caps são empresas de baixa capitalização, o que pode ser traduzido em empresas "relativamente pequenas". Uma dessas empresas "small caps" teve valorização de mais de 91.300% entre 2015 e 2020. 

É lógico que são números muito atraentes e sedutores, mas é preciso considerar que cada estratégia tem características próprias, seus pontos fortes e suas fraquezas. São estratégias que apresentam diferentes riscos, prazos de investimento e que por isso são adequadas para objetivos e momentos específicos.

É importante lembrar que para investir melhor, além de ter conhecimento sobre as estratégias de investimento, você precisa ter uma mudança de atitude com relação ao dinheiro, adquirir disciplina para investir e evitar cair em golpes financeiros.

Isso vai gerar uma mudança significativa no seu futuro e no futuro da sua família. Então mude sua relação com o dinheiro e comece a realizar seus sonhos!

Afinal de contas, todo mundo quer viver uma vida épica, cheia de experiências e histórias para contar. Todo mundo quer estar mais presente na vida das pessoas que mais importam. E isso o dinheiro pode proporcionar!

Como disse Robert Kiyosaki, "o dinheiro não é a coisa mais importante do mundo, mas o afeta todas as coisas que são importantes". Afinal de contas, ao investir melhor você ver ter mais dinheiro e, principalmente, isso vai gerar os dois maiores benefícios do dinheiro pode oferecer: tempo e liberdade!

Então pare de sonhar e comece a realizar nossos sonhos!



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

No Code Website Builder